Princípios da Intervenção Sistêmica: Família e Empresa
Descrição do post.
5/4/20245 min ler


Constelar é tomar consciência do que está fora do lugar, organizar e olhar para a solução de uma questão trazida, seja na esfera familiar, de saúde ou empresarial.
Essa técnica trata de padrões de comportamentos intergeracionais prejudiciais, ou seja, situações e comportamentos que reproduzimos de pais e avós que nos dificultam a conquistar os objetivos e ter realizações pessoais e profissionais.
Todo sistema tem uma função e ele sempre quer sobreviver. A função do sistema família é preservar e apoiar os seus membros e ela se perpetua através da transmissão genética. Já a função da empresa é servir à sociedade, criar um produto ou serviço para atender a uma necessidade da sociedade e ela tem continuidade enquanto cumprir essa função.
Existem três princípios das Constelações Sistêmicas elaborados pelo seu criador Bert Hellinger, que se referem a leis, condições que devem ser atendidas para que o amor e a harmonia fluam na família e para que o sucesso e a saúde da empresa sejam possíveis, são eles:
1. Pertencimento: na família é o princípio mais forte, que diz que uma vez que você pertence ao sistema familiar nunca deixa de pertencer (o pertencimento é para sempre) diz ainda que todos seus membros devem ocupar seu lugar no sistema.
Para a empresa o pertencimento não é eterno, uma vez que o colaborador faz parte da empresa enquanto durar seu contrato de trabalho e em outra esfera, quando a empresa cumpre a sua função ela pode deixar de existir ou pode ser vendida para seu próprio bem.
2. Hierarquia: na família se dá pela ordem de chegada dos membros, então quem vem antes tem um lugar maior e tem mais a dizer do que quem vem depois, os mais velhos são maiores que os mais novos.
Na empresa aplicamos esse princípio em três níveis, no que se refere à origem temos que o fundador é a fonte de força da empresa, ele sempre será o fundador (mesmo que não faça mais parte da empresa ou tenha falecido) e deve ser sempre reconhecido por isso. Os funcionários mais antigos precedem os mais novos, então os mais novos devem aprender com humidade, ouvir conselhos e entender que todas as mudanças que trarão para empresa somente serão possíveis em função de tudo o que os mais antigos construíram antes.
No segundo nível analisamos a função, em que os cargos de liderança e direção vem antes dos demais, pois são cargos mais cruciais para o desenvolvimento e crescimento da empresa. E no terceiro nível, de desempenho, notamos que quem contribui mais para a empresa tem um lugar maior.
3.Equilíbrio entre o dar e tomar: esse é o princípio mais importante para a empresa, que diz que deve haver um equilíbrio nas relações internas (entre colaborador e empresário) e externas (da empresa para com os clientes). Assim, o colaborador quando entra na empresa e emprega seu talento e tempo, deve receber um salário justo por isso, ele contribui para que a função e a missão da empresa se perpetuem.
Na família, esse equilíbrio ocorre entre dois adultos quando é proporcional o que estão doando (sem esperar nada em troca) ao que estão tomando dessa relação. Já entre pais e filhos funciona da seguinte forma: os pais doam a vida para os filhos e não há nada que os filhos podem fazer para retornarem a vida para os pais, então existe o equilíbrio quando esses filhos se tornam pais ou investem essa força em projetos, assim, levam a força que receberam adiante.
É importante ressaltar que na família a força que flui é o amor, que flui através das gerações e que passa a vida adiante. Já nas empresas a força que flui é o dinheiro e ele vai para onde ele é bem-vindo e necessário.
Constelação Sistêmica, quais benefícios pode trazer?
As Constelações Empresariais podem ser uma excelente alternativa para amenizar conflitos e dar sequência a projetos atravancados.
Questões individuais que podem ser facilitadas pela constelação organizacional:
✔️Auxilio em dilemas de carreira;
✔️Clarear sua posição na empresa;
✔️Auxílio na tomada de decisões pessoais;
✔️Solucionar conflitos com colegas, clientes e fornecedores;
✔️Supervisão de profissionais;
✔️Definir objetivos;
✔️Encontrar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Questões gerais que podem ser facilitadas pela constelação organizacional:
✔️Definições estratégicas da organização;
✔️Desenvolvimento do espírito de equipe;
✔️Desenvolvimento e teste dos norteadores estratégicos: missão, visão e valores;
✔️Análise do propósito organizacional x equipe;
✔️Avaliação da estrutura organizacional;
✔️Preparação para negociações;
✔️Integração e organização em fusões ou aquisição de empresas;
✔️Gestão de projetos;
✔️Lançamento de marcas ou produtos;
✔️Testagem de projetos e alternativas;
✔️Criação de um novo negócio;
✔️Gestão de conflitos;
✔️Auxilio no processo de decisão de qualquer ordem;
✔️Diagnóstico de dinâmicas ocultas nas organizações;
✔️Análise de disfunções estruturais e de processos;
✔️Visualização de efeitos sistêmicos;
✔️Crescimento e melhora da intenção com os clientes;
✔️Apoio em recrutamento e seleção de pessoal.
Quais as questões precisam melhorar em você e na sua empresa? Sua empresa e seus colaboradores precisam dessa ajuda?
Estou aqui para conduzir essas soluções. Fale comigo
Questões que podem ser tratadas na Constelação Sistêmica Familiar
Doenças familiares hereditárias
Padrões de traição
Fracassos
Dificuldade de engravidar
Medo do parto
Dificuldades com a maternidade
Abortos
Separação
Vícios
Dívidas
Insatisfação profissional e financeira
Relacionamentos familiares distantes e conflitantes
Relacionamentos amorosos conflitantes
Traumas de infância
Acontecimentos não superados
Lutos
Dificuldades em ir para a vida
Sintomas de origem emocional
O que acontece quando conhecemos nossa história familiar:
Aceitamos cada um como é
Transformamos ressentimentos em aceitação e amor
Honramos todas as vidas pois é delas que viemos
Respeitamos os destinos dos familiares
Compreendemos as atitudes dos nossos antepassados
A constelação é uma excelente ferramenta para o autoconhecimento, pois a partir dela podemos ter consciência do quanto estamos conectados e trazemos para nossa vida as experiências mal resolvidas dos nossos antepassados. Quando olhamos para a memória familiar, liberamos esses conteúdos emocionais presos no inconsciente da família, com os quais estamos “emaranhados”, assim, podemos curar essas dores e sanar as desordens do sistema, transformando todo o sofrimento em força. Quando conseguimos ficar somente com o que é nosso e nos posicionar corretamente diante de todos que nos antecederam, diante do nosso sistema e diante da vida, honramos tudo o que recebemos e temos a benção para construir nosso próprio caminho.

Contato
Redes Sociais
(35) 99109-1290
© DRC Mentoria e Psicologia - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento Ressignificação e Consultoria. CNPJ 31.250.755/0001-78 SAC (35) 98415-6431