Seu emocional é seu inimigo ou aliado no alcance das suas metas?

5/4/20242 min ler

Dicas rápidas para melhorar sua Inteligência Emocional

Vivemos em uma realidade volátil, cenário marcado pelo acelerado desenvolvimento tecnológico, bem como por várias e intensas mudanças culturais, educacionais e sociais. A inteligência artificial é cada vez mais presente na nossa rotina diária, sendo encontrada por exemplo em eletrodomésticos, veículos, sistemas de atendimento eletrônico e reconhecimento facial. No mercado de trabalho isso não é diferente, e se antes, o foco no desenvolvimento de carreira era para as habilidades técnicas, que são facilmente aprendidas por robôs, o diferencial para os profissionais do futuro serão as habilidades comportamentais e a Inteligência Emocional.

Pensando nessa necessidade urgente, seguem abaixo Cinco exercícios para trabalhar cada um dos pilares da IE

1 –Autoconsciência: desenvolver o autoconhecimento das emoções e como reagimos a elas, observando nas diferentes situações da vida quais as sensações e os sentimentos que nos afetam e como nos comportamos diante deles. Preste atenção no seu estado interno ao longo do seu dia, perceba como está se sentindo e nomeie esse o sentimento, em seguida analise qual foi a situação que o desencadeou e o que você fez em resposta a isso. Também veja como isso afeta você e as pessoas a seu redor.

2- Automotivação: descubra o que te anima, o que te deixa alegre e feliz e procure inserir na sua rotina essas atividades, de forma que manter a motivação durante a realização de suas tarefas. Aumente sua autoconfiança, acreditando no seu potencial e ressaltando suas habilidades, isso fortalece a ideia de que você tem a capacidade necessária para gerenciar os momentos de crise e superar as dificuldades.

3- Autocontrole: domine suas emoções, acionando a razão você pode pensar e formular uma resposta ao invés de simplesmente reagir à situação que se apresenta, isso evita agir por impulso e previne arrependimentos futuros. Quando identificar que um estado emocional está tomando conta de você e te desequilibrando, lembre-se de que é você quem está no comando e que as emoções devem trabalhar a seu serviço, assim, procure se acalmar, refletir e transformar a emoção negativa em uma solução mais promissora.

4-Empatia: se colocar no lugar do outro e criar conexão, estabelecer um canal de diálogo, troca e parceria com as pessoas com quem convive, construindo um ambiente acolhedor, de solidariedade, pertencimento e crescimento mútuo. Adotar uma postura de disponibilidade para se relacionar e compreender o outro, entendendo suas atitudes a partir de uma postura mais tolerante e respeitosa diante das fraquezas que identifica nele.

5- Gerenciamento de relações ou Sociabilidade: se conectar consigo mesmo e com as outras pessoas, percebendo as diferenças não como pontos de afastamento, mas sim como oportunidades de aprendizado. Reconhecer seus pontos fortes e fracos permite ter um olhar mais honesto para as próprias limitações e necessidades, contribuindo no desenvolvimento de uma percepção mais verdadeira do outro, considerando-o em sua totalidade, constatando que assim como você, além das falhas, ele também possui talentos e qualidades que o tornam valioso.

Lembre-se sempre de que nós somos responsáveis pelo nosso sucesso ou fracasso e saber administrar as emoções nos permite ter atitudes mais maduras e assertivas, nos capacitando para enfrentar situações novas e adversas no ambiente de trabalho e ser mais realizado pessoal e profissionalmente.